Depressão não é frescura
“Somente a eternidade daria um sentido ao carácter efémero da vida. A efemeridade da vida conforta à falta de sentido da vida”- Lacan”

Sabemos que a depressão é uma das condições de saúde mental mais frequente na contemporaneidade. Infelizmente, muitas pessoas enfrentam-na sozinhas, sem suporte e compreensão no meio social, tornando-se ainda mais difícil.
Os sintomas relacionados à depressão incluem:
- Humor deprimido;
- Diminuição de interesse e prazer nas atividades;
Ganho ou perda de apetite; - Insónia ou hipersonia;
- Agitação ou atraso psicomotor;
- Fadiga ou perda de energia;
- Sentimentos de culpa, inutilidade e autopiedade;
- Capacidade diminuída de concentração;
- Ideação suicida
Para a Psicanálise, considera-se também a Melancolia como uma condição correlata à depressão.
A Melancolia, no entanto, tem uma sintomatologia subjetiva que depende da forma com que o sujeito se relaciona com seu desejo, sendo então que na Melancolia o desejo é empobrecido. Chamamos de anedonia (perda da capacidade de sentir prazer e interesse).
Ambos depressão e melancolia dizem sobre um luto, isto é, a perda de um objeto, que nem sempre será pela via da morte. Vivemos lutos pela perda de um ideal, pela perda de um sonho, pela mudança de trabalho, pelo fim de um relacionamento, etc.
Se você considera que pode estar enfrentando a depressão, converse com sua rede de apoio e principalmente, procure um profissional. Agende já a sua consulta